sexta-feira, 15 de abril de 2011

Respire pela boca


Por Fábio Avelar para O2 Por Minuto

 

Muitos corredores ficam em dúvida quanto a melhor forma de respirar. Eles devem entender que, por meio da respiração, podem aumentar o ritmo e o volume nos treinos e assim descobrir que têm mais fôlego que imaginam.

Portanto, já no início, os corredores devem saber que respirar corretamente e de acordo com as exigências do esporte requer deixar de lado a regra básica de inspirar apenas pelo nariz e expirar pela boca.

A inspiração pelo nariz e a expiração pela boca funcionam bem para atividades relaxantes, como alongamento e yoga – que necessitam de concentração e equilíbrio – ou trotes e treinos regenerativos que não exigem intensidade e velocidade.

No entanto, se aumentar o ritmo, a velocidade ou a distância, naturalmente o organismo vai necessitar de mais energia e conseqüentemente de oxigênio. Com isso, apenas a inspiração pelo nariz é insuficiente, e é preciso captar mais oxigênio utilizando a boca.

E não existe problema nesse tipo de respiração. É comum ver atletas de performance que aparentam expressão de dor quando estão, na verdade, inspirando e expirando simultaneamente pelo nariz e pela boca.

Com o tempo e a experiência, o corredor percebe que prestar atenção na respiração é mais uma forma de relaxamento e distração que a corrida oferece.

Em treinos de ritmo intenso, o ideal é inspirar e expirar pelo nariz e boca. Nesse caso, se o corredor mantém a inspiração apenas pelo nariz, com certeza irá cansar mais rapidamente e haverá queda na performance.

O atleta não deve começar o treino ou a prova com um ritmo intenso. A menos que o nível de condicionamento seja de um atleta profi ssional e de performance. Nos outros casos, o ritmo deve ser aumentado aos poucos, para evitar o trabalho intenso e brusco do diafragma (músculo da caixa torácica que controla o movimento da respiração) e não causar a famigerada “dor no lado” que surge como uma pontada na região do fígado.

Uma das formas de educar a respiração é usar os treinos de cadência respiratória, e, dessa forma, aprender a controlar a respiração para encontrar o ritmo mais confortável. Para isso, basta apenas pensar na inspiração e expiração como compassos musicais:

1×1 – Inspira e expira uma (nesse caso, pelo nariz e boca respectivamente).
2×1 – Inspira duas vezes, expira uma (indiferente se pela boca ou nariz).
2×2 – Inspira e expira duas vezes lentamente.

Para os corredores iniciantes inspirar duas vezes e expirar lentamente ajuda a evitar a exaustão e o cansaço excessivo. Vale tentar várias formas de respiração, seja alterando a cadência, ou pela boca ou nariz para descobrir qual se adequa melhor.

Fonte: http://www.bahiarun.com.br/

4 comentários:

  1. Nossa esta postagem caiu como uma luva para mim, sempre tive dúvidas com relação a isso. Por que em determinados momentos costumo respirar pela boca e não tinha certeza se era correto.

    AMEI!! Que bom que o Bahiarun também esta com blog. PARABÉNS!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá voce colocou um comentário no meu blog a respeito das garrafinhas do cinturão de hidratação então eu respondi lá. mas vou responder pra voce aqui também segue abaixo a resposta:
    Então eu já tenho um cinturão de hidratação. Mas não me adaptei a ele, por isso corro com ele somente para levar o celular que tem um aplicativo com GPS para localização. Aquelas me incomodam e fico batendo os braços nelas o tempo todo. Então corro sem elas prefiro parar e comprar ou, no caso ir com alguém que irá de bike para carregar pra mim. mas valeu a dica ok. bons treinos pra voce!

    Myla Vitacchi

    ResponderExcluir
  3. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Muito boa as dicas parabéns continue assim nos informando bem.
    Bom fim de semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    -o--oO--(_)--Ooo-
    Ahhhh já estou te seguindo e sempre que der virei aqui conferir as novidades.
    Um abraço,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir