quinta-feira, 28 de abril de 2011

Fuja das Câimbras

Por Maurício Belfante para a O2 Por Minuto

Muito bem conhecida pelos atletas, a câimbra é uma sensação inconfundível. Corredores tanto amadores quanto profissionais são obrigados a conviver com este incômodo, que é classificado como um dos piores inimigos durante competições e que é responsável por muitas desistências.

“A câimbra é uma contração parcialmente involuntária dos músculos que ocorre em função do desequilíbrio hidroeletrolítico da área onde a dor aparece, ou seja, quando sentimos cãibra, nosso organismo está dando sinais de que é preciso repor água e sais minerais, como potássio e sódio, nesta região”, explica Raul Santos de Oliveira, médico do esporte.

Além disso, outros motivos podem causar o famoso desconforto, como exercício extenuante e uso de determinados medicamentos, por exemplo, os diuréticos, hipotensores e broncodilatadores, que fazem o corpo perder uma quantidade significativa de minerais.

Dieta alimentar correta!

A ausência de alguns sais minerais podem ser um dos principais causadores da câimbra, já que o corpo necessita de cálcio, sódio, potássio e até de vitaminas do complexo B, nutrientes perdidos durante a prática de exercícios físicos.

Sendo assim, alguns alimentos são imprescindíveis em uma dieta alimentar para diminuir a presença desta dor em treinamentos e competições. “Para acabar com esse problema, é necessário ingerir mais alimentos que contenham nutrientes essenciais para corrida, porém, também é recomendada uma avaliação dietética para saber qual nutriente esta carente na alimentação”, afirma Maria Gabriela Goulart, nutricionista.

Contudo, há outros causadores das cãimbras. A falta de hidratação é um dos principais motivos desse problema, exigindo mais água no organismo. “A água é de extrema importância para agir contra as câimbras, já que altera a diluição sanguínea e interfere diretamente no desequilíbrio hidroeletrolítico”, explica Maria Gabriela.

Porém, se cãibra ainda aparecer durante suas passadas, Santos explica o que deve ser feito neste momento de dor. “A melhor forma amenizar o problema seria alongar a área na hora da contração. Esta prática estimula a circulação local e promove a irrigação dos vasos e por consequência a reposição dos nutrientes perdidos, acabando com a dor em poucos segundos”, sugere.

Massagear a área, esfregando o músculo afetado também pode ser uma boa opção. O descanso é importante na recuperação da dor, por isso, quando sentir a câimbra, é importante que o atleta não force os músculos, reponha os nutrientes perdidos e relaxe.

Confira a lista de alimentos indispensáveis para prevenir e agir contra a câimbra

- Abacate
- Agrião
- Água de coco
- Alho
- Ameixa seca
- Banana
- Beterraba
- Brócolis
- Carne vermelha
- Couve
- Espinafre
- Farelo de aveia
- Farelo de trigo
- Feijão de soja
- Feijão preto e branco
- Frutos do mar (ostra, mexilhão, polvo)
- Frutos oleaginosos (amêndoa, amendoim, nozes, avelã, pistache, castanha de caju, castanha do Pará)
- Grão de bico
- Melancia
- Melão
- Pinhão
- Quiabo
- Salmão
- Semente de abóbora
- Suco de laranja
- Tomate
- Truta
- Tubérculos (batatas inglesa e doce, aipim ou mandioca, batata cará, inhame)

Fonte: www.bahiarun.com.br

3 comentários:

  1. Olá! Obrigada pela vista ao meu blog!
    Estou lhe visitando pela primeira vez. vejo que tem muita informação por aqui... vou lendo aos poucos, ok? Bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Olá, amigos!

    Inauguramos recentemente nosso Blog! Visitem-nos para conhecer nosso trabalho.

    SIGAM-NOS e fique por dentro de todas as corridas realizadas na cidade de Campinas e região além dos principais eventos que acontecem em todos os outros Estados de nosso país!

    Sejam bem vindos! VENHAM CORRER COM A GENTE!!!

    Um grande abraço e bons treinos!
    Equipe CUCA
    www.equipecucacampinas.com

    ResponderExcluir
  3. Desejo a você e toda sua família, Feliz Natal e que em 2012 sejam superadas todas as metas, batidos todos os recordes para que assim tenhamos um ano cheio de paz, amor, saúde e felicidades. Obrigada pelas palavras de carinho e incentivo durante 2011, e em 2012 continuemos “firme e forte” nessa corrida maravilhosa que é a vida.

    ResponderExcluir