domingo, 10 de abril de 2011

Conheça tipos de dores nas costas que a corrida pode causar

Da Webrun
Por David Homsi

Dores nas costas são frequentes na pratica da corrida de rua e uma atenção especial deve ser tomada em mulheres que tem a curvatura lombar em “exagero”, as chamadas hiperlordoses. Este exagero na curvatura lombar associada à uma fraqueza da musculatura abdominal, pode levá-la a quadros de dor lombar e, em alguns casos, até mesmo com irradiação para membros inferiores, a chamada ciatalgia.

A dor lombar, também chamada de lombalgia, pode ser definida como qualquer dor, com ou sem rigidez (perda de mobilidade) que acomete da região lombar até a prega glútea. Quando existe uma irradiação dessa dor para as pernas, ela passa a se chamar Lombociatalgia, porque se admite que o nervo ciático esteja envolvido. Nesses casos é possível a dor estar acompanhada de déficit motor e/ou sensitivo, pois pode haver um pinçamento do nervo ciático.

A arquitetura da coluna vertebral é adaptada para suportar os mecanismos de pressão. Os músculos lombares e ligamentos funcionam como estabilizadores ativos e passivos, respectivamente. Os discos intervertebrais, intercalados com os corpos ósseos das vértebras, conferem mobilidade e estabilidade e funcionam como verdadeiros amortecedores durante a corrida, absorvendo energia pelo chamado mecanismo hidráulico.

Esteira – A corrida na esteira como atividade cíclica, pode prejudicar este mecanismo e levar à degeneração precoce dos discos intervertebrais, com ou sem herniações, principalmente da região lombar, podendo levar à chamada lombalgia discogênica. Outras lesões por micro-traumas na coluna vertebral incluem as fraturas por estresse, mais comuns em mulheres portadoras de osteoporose, e as “apofisites”, lesões na placa de crescimento do corpo vertebral em adolescentes ainda em crescimento.

O aumento das curvaturas fisiológicas (hipercifose e hiperlordose) e curvas anormais (escolioses), associados à tensão excessiva da musculatura extensora e fraqueza dos flexores abdominais e cervicais, podem levar à lombalgia (já citada anteriormente) e cervicalgia mecânicas, respectivamente. São aquelas dores que, em geral, surgem um dia após a corrida, sem motivo evidente e que, por mais que incomodem, são auto limitadas, respondendo bem à medicação e ao repouso.

Enfim, as possíveis lesões que a corrida pode trazer são microtraumáticas e de desenvolvimento lento que progride até se tornar incapacitante. Tenha sempre contato com seu treinador e, em caso destas dores persistirem, consulte um médico especializado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário